Publicado em 02/06/2025 por Daniele Bernardo
Ao estudar pontos astrológicos, gosto de utilizar imagens e símbolos para facilitar a compreensão. Imaginei uma mulher madura, simbolizando a serenidade de Saturno, mas ela tem sua espontaneidade e é livre, representando Áries.
Além da imagem, escolhi o símbolo da Rainha do Xadrez, por ser uma peça importante do jogo porque é capaz de se mover em qualquer direção. Sua presença no jogo se mostra perspicaz e sutil, revelando sua força gradualmente, articulando ataques e defesas com maestria.
Áries simboliza esse ataque articulado, aliado à maturidade e sabedoria de Saturno. No entanto, expressar essas características em conjunto é um desafio, já que o impulso ariano precisa ser canalizado para ser usado no momento certo.
Se pensarmos no reino da Rainha, sendo a identidade (o eu interior), o tabuleiro como a vida, e as outras peças como os desafios e oportunidades, fica um pouco mais clara a integração dessas energias.
A queda de Saturno em Áries pode ser compreendida como o abandono de uma posição: uma rainha deixando seu trono, seja por imposição ou por iniciativa própria – sendo esta última, mais alinhada à natureza de Áries.
O desafio dessa posição está na tensão entre forças opostas: ação impulsiva X prudência e a realidade que impõe limites X à vontade individual.
Lidar com os opostos exige um certo esforço e concentração, especialmente em tempos de excesso de estímulos e extremos. Precisamos de certa forma, reaprender a dosar a energia e a força para algo mais construtivo, a longo prazo.
Organizar o caos de dentro é mais importante do que tentar sobreviver ao caos de fora. E é isso que Saturno em Áries propõe: uma reforma interna.
Assumir a responsabilidade pelos nossos atos é um bom começo, pesar as consequência deles e fazer escolhas mais assertivas e conscientes.
Esse despertar, muitas vezes abrupto e desconfortável, é necessário para construir um novo começo, a partir da aceitação da realidade presente.
A construção de uma identidade forte é um processo que exige disciplina e renúncias: abandonar hábitos nocivos, evitar desperdício de tempo e energia em situações improdutivas, cultivar iniciativas que fortaleçam a determinação e respeitem os limites pessoais.
Embora leve tempo, este processo não deve ser encarado como desanimador, mas como um caminho, uma construção que consiste na lapidação de si mesma. E cada passo, por menor que seja, fortalece a identidade e a impulsiona.
O lema de Saturno em Áries é “devagar e sempre” onde a perseverança é a chave que leva a verdadeira sabedoria, a que emana da alma e só pode ser alcançada pela persistência corajosa e determinada que existe em cada uma de nós.