Publicado em 23/05/2025 por Daniele Bernardo
A forma como cada mulher expressa suas ideias, valores e personalidade já é um ato de fortalecimento da identidade. Na Astrologia, o Ascendente é um importante indicador dessas características, funcionando como um ponto de partida, embora o Mapa Natal completo mostre os múltiplos aspectos que compõem nossa individualidade.
Durante a minha prática em atendimentos e nos estudos, comecei a desenvolver também algumas habilidades que contribuíram muito para minha autoestima e amadurecimento. Escrever sobre Astrologia, tema que me motiva e alegra, tornou-se um divisor de águas em minha vida, tanto pessoal quanto profissional.
Muitas vezes, enfrentamos obstáculos que dificultam nosso desenvolvimento. Ideias, opiniões alheias e dificuldades diversas nos moldam, a ponto de nos sentirmos deslocadas em nossas próprias vidas. Se autoconhecer é um caminho cheio de obstáculos, mas que também liberta. Ao desconstruirmos a imagem irreal que cultivamos de nós, passamos a valorizar nossas qualidades e a encarar desafios como oportunidades de crescimento.
Para iniciar este blog, precisei superar inseguranças: a crença de não ser inteligente o suficiente, de não dominar a gramática perfeitamente, a dificuldade de organizar as ideias e pensamentos para escrever e de ser julgada. Para cada objeção, busquei uma solução: estudei, leio muito, utilizo ferramentas de correção de texto, busquei terapia e diminuí a auto cobrança.
Curiosamente, meu Mapa Natal reflete essa jornada. Meu Mercúrio em exílio, debilitado pela proximidade com o Sol e em quadratura com a Lua, simboliza as dificuldades de expressar ideias e a ousadia de me aventurar na escrita. O exílio astrológico representa um sentimento de deslocamento, a dificuldade de adaptação e a busca por aprovação e pertencimento.
Minhas pesquisas e experiências práticas me mostraram que as "debilidades" fazem parte de quem somos e, portanto, são oportunidades de transformação. Quanto mais tentamos nos encaixar em modelos que não se ajustam a nossa natureza, mais nos sentimos deslocadas, dificultando o desenvolvimento de habilidades e a compreensão de nossas limitações.
Iniciei este processo de escrita no contexto da Astrologia, e a cada texto, meu desejo de escrever cresce. Compartilhar minha visão, observações e reflexões astrológicas me beneficia, amplia o alcance da Astrologia e, acredito que auxilia você também. Outro ato simbólico foi a necessidade de nutrir este espaço, meu próprio site, onde não há restrições de caracteres, tempo ou censura. Não quero mais me limitar, já fiz isso por muitos anos.
Por fim, a mensagem que quero passar a você que está lendo é: não aceite sem refletir tudo o que ouve, o que é aceito e valorizado por uma maioria, ou a ideia de que existe apenas uma forma de ser e viver. Encontre espaços, métodos, ferramentas e pessoas que a ajudem a expressar seu melhor. E aceite todas as partes que te compõem, pois todas elas contribuem para quem você é.